Como medir os resultados da sua gestão?

Lucratividade, resultados ou avaliação de produtos? Especialista fala sobre a melhor métrica

Existem muitas controvérsias quanto à régua que se deve usar para medir os resultados de uma gestão empresarial. Alguns empresários discutem que a melhor medida é a lucratividade da empresa, outros medem pelo resultado de vendas alcançado, outros pela boa receptividade de seu produto pelos clientes, há ainda os que avaliam o valor de sua marca e o adicional de valor agregado conseguido pelo produto.
Na minha avaliação, todos estão certos, porém medir os resultados de uma gestão exige dos seus gestores um perfeito entendimento do seu objetivo estratégico e se estes objetivos estão ou não sendo alcançados. De que adianta vender mais se o objetivo estratégico é obter lucro, ou se a marca adiciona valor, mas precisa-se vender mais para obter equilíbrio.

A ferramenta financeira e mercadológica sempre será usada, pois a sobrevivência passa pelo lucro e pelas vendas da empresa. Mas saber se sua empresa tem ou não boa gestão é saber se ela está realmente cumprindo seu objetivo estratégico. A melhor medida é ter resultados totalmente colados com seus objetivos.

Espera-se que toda empresa tenha seus objetivos estratégicos traçados, bem definidos e bem disseminados por toda a organização, pois como há várias réguas para medir seus resultados, seus próprios funcionários podem estar interpretando o resultado de forma equivocada e imaginando que seus resultados de gestão não estão sendo atendidos.

Por: Dalton Viesti é consultor, coordenador dos cursos de graduação da Trevisan Escola de Negócios e professor de Empreendedorismo, Marketing e Gestão Estratégica

Fonte: EXAME.com

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