Setor de materiais de construção espera crescimento de 6,5% para o início do ano

As vendas de materiais de construção caíram 3% em janeiro, conforme o levantamento feito pela Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco). Se comparado às vendas do mês de dezembro, o resultado diminuiu 10 pontos percentuais no período. Apesar disso, a expectativa de crescimento previsto para 2013 para o setor é de 6,5%.

De acordo com a entidade, a retomada é esperada para depois do carnaval, com o fim das férias e das fortes chuvas de verão. O período anterior é marcado por forte retração.
Ao todo, 36% dos comerciantes esperam aumento no volume das vendas em comparação a janeiro, o que representa otimismo esperado para o setor já para fevereiro. Já com relação às ações do governo para os próximos doze meses, 53% dos lojistas estão otimistas. Segundo a Anamaco, os programas de liberação de crédito ao consumidor para compra de material de construção devem contribuir para a melhora no período.

Com exceção dos revestimentos cerâmicos e argamassas e rejuntes, que começaram o ano com crescimento de 4% e 3%, respectivamente, todos os segmentos apresentaram piora no período. Na comparação com dezembro do ano passado, as categorias aço e tubos e conexões de PVC se destacaram com desempenhos superiores em 4% e 2%.

As regiões Norte e Centro-Oeste foram as que registraram melhor desempenho de vendas no período, além de serem também as mais otimistas em relação às ações governamentais para o setor em 2013. No Norte, 68% dos comerciantes afirmaram intenção de investir nos próximos 12 meses. Já no Centro-Oeste, a taxa ficou em 61%.

Fonte: Portal UOL

Posts relacionados

Nosso time vai entrar em contato com você

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?