A expectativa pela primeira parcela do décimo terceiro salário, que deve ser paga até o fim deste mês, está levando muitos consumidores às lojas de material de construção do Recife. O desejo de muita gente é passar o ano novo com a casa reformada.
A comerciante Ana Maria da Silva, por exemplo, saiu de uma loja na Zona Norte da cidade com o carrinho de compras cheio. “É para a pintura da minha casa. Fim de ano está ai, e a gente quer estar com a casa bem bonitinha”, comentou.
O gerente do estabelecimento, Wellington Soares, acredita que o número de vendas deve subir até o fim do mês. “Estamos prevendo em torno de 20% e 25% de crescimento nesse período. A procura maior nesse período é por tintas e pisos”, disse.
Enquanto se espera um crescimento nas vendas, o preço de alguns produtos também aumentou, como os tubos de PVC, fios de cobre, cimento, tintas e cerâmicas. Esses materiais tiveram um reajuste entre 3% e 8%. “O aumento do dólar é repassado para o produto, que acaba impactando no consumidor”, explicou o presidente da Associação de Comerciantes de Material de Construção de Pernambuco, Alberto Lucena.
Apesar do valor mais salgado, a dona de casa Maria das Graças de Lima e o motorista José Barbosa pretendem passar o fim do ano em uma casa que pareça nova. “Estou fazendo uma área em cima da minha casa e quero colocar cerâmica lá. Quero fazer uma reforminha para ter um fim de ano bem feliz”, disse Maria.