As vendas do varejo de material de construção caíram 4% em fevereiro. A informação é do estudo mensal realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade Anamaco, divulgado nesta sexta-feira, 7 de março. Segundo o levantamento, que ouviu 530 lojistas das cinco regiões do país entre os dias 24 e 27 de fevereiro, estabelecimentos de todos os portes sentiram o impacto. A margem de erro é de 4,3 pontos percentuais.
“Assim como aconteceu em 2012 e 2013, já esperávamos um resultado negativo para as vendas em fevereiro, mas a queda foi menor do que a apresentada nos anos anteriores. Além do mês ter menos diasúteis, devido ao Carnaval, foi um período de bastante chuva, o que atrapalha reformas e construções. Fora isso, as pessoas pagam novos impostos e matrículas escolares agora no início do ano. É um comportamento que já era esperado ”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.
As maiores retrações aconteceram nos segmentos de cimento, tintas, louças sanitárias e metais sanitários. Já portas e janelas de alumínio, aço, iluminação, fechaduras e ferragens apresentaram crescimento.
No levantamento por regiões, o Nordeste teve o melhor desempenho no mês, com 28% das lojas apresentando crescimento. Em seguida, veio o Norte (25%), Centro-Oeste (22%) e Sudeste (21%). A região Sul foi a com o pior resultado no mês de fevereiro, onde apenas 14% das lojas tiveram aumento de vendas no período.
“Apesar dos números apresentados em fevereiro, 61% dos lojistas acreditam que devem ter acréscimo de vendas já em março, sendo que os estabelecimentos do Centro-Oeste, Norte e Sul são os mais otimistas”, explica Conz.
O levantamento também revela que 25% das lojas pretende contratar novos funcionários em março. Já49% dos lojistas afirma que deve fazer novos investimentos nos próximos 12 meses.
Fonte: ANAMACO