Embora já seja chamada da “Copa da Internet”, por conta dos recordes de tráfego e compartilhamento de informações das redes sociais e dos sites de notícias, a #Copa2014 não gerou bons resultados para o e-commerce. Estudo feito pela empresa Conversion, especializada em SEO, mostra que nos 30 dias da Copa do Mundo o e-commerce brasileiro teve queda de 19,3% da receita comparada com os 30 dias que antecederam o evento.
Os dados são resultado da análise de seis milhões de de visitas em lojas virtuais no país nos períodos de 11/05 a 11/06 e 12/06 a 13/07 de 2014. Com metodologia exclusiva para gestão de SEO em sites de médio e grande porte, a Conversion oferece consultoria especializada para incrementar a visibilidade de empresas na Internet, e o E-Commerce SEO, que alavanca a geração de receita para sites de e-commerce.
Embora comprando menos, o brasileiro gastou um pouco mais com os itens adquiridos pela internet. O ticket médio subiu de R$ 248,63 para R$ 255,66 no período do mundial, mas a taxa de conversão (venda efetivada) caiu de 1,26% para 1,18%, uma variação de 0,08%. O tempo das visitas permaneceu quase o mesmo, média de 3,3 minutos. Já o volume de acesso caiu 13,51%.
Mapa do E-Commerce
A empresa criou recentemente o Mapa Conversion do E-Commerce, utilizando os dados coletados sobre o cenário de do comércio virtual país em 2014. Segundo a Conversion, os sites brasileiros de e-commerce deverão vender R$ 39 bilhões em 2014, receita gerada por 133,3 milhões de pedidos. Veja abaixo um infográfico com os principais dados do estudo:
A Conversion é a maior empresa do Brasil focada exclusivamente em SEO (Search Engine Optimization) . Fundada em 2011, apresentou um crescimento em 2013 de mais de 300% no faturamento. Atende a mais de 30 empresas de diversos segmentos (turismo, educação, vestuário, automotivo, entre outros) e possui cerca de 40 colaboradores.
Fonte: IDGNow