Fortalecer a cultura do aprendizado e do uso do conhecimento pode garantir uma gestão profissional, eficiente e de resultados. Essa é uma das premissas defendida pelo Sebrae e que fez diferença para o empresário Francisco Rocha da Silva Filho. Após assistir a palestra Evasão de compras, ministrada no Sebrae na Rua, conseguiu enxergar uma grande oportunidade de mudança para um problema rotineiro em sua cidade, a Porto Alegre do Tocantins (TO).
Tudo começou em 2007, quando o proprietário da Alfa Material de Construção reativou a sua empresa. Até então, ele trabalhava no ramo de armarinho, mas não estava sobrevivendo à grande concorrência. Francisco mudou de atividade e passou a atuar no ramo da construção civil. As dificuldades que passou com a nova empresa se estendeu até este ano, quando o empresário participou da palestra no Sebrae na Rua. “Eu estava perdido, tudo estava muito difícil. Foi aí que participei da palestra Evasão de Compras, em que foi apresentada uma pesquisa revelando que 60% das pessoas da cidade não compravam materiais de construção em Porto Alegre do Tocantins por falta de estoque nas lojas”, comenta.
O empresário confessa ter duvidado da pesquisa. “No momento, pensei até que era manipulação, mas depois analisei bem e vi que realmente as pessoas tinham razão, não tínhamos na cidade o básico para construção”. Depois de participar da palestra, tudo mudou na empresa do Francisco. Ao buscar solução para o problema identificado, Francisco agregou um diferencial à sua empresa, que se destacou entre os concorrentes.
“Colocamos no estoque material básico para construção, que tem maior procura. Também aproveitamos a oportunidade e adquirimos um caminhão para entregar os pedidos. Antes, vendíamos 20 mil por mês. Com a mudança, alcançamos cerca de 40 mil. Nosso faturamento cresceu 70% em dois meses”, avalia o empresário.
Francisco já se empenha para alcançar novas oportunidades e está sendo atendido pelo programa Negócio a Negócio, do Sebrae. “Ainda faltam alguns materiais e temos que melhorar a empresa. Mas, já conseguimos reforçar o time de funcionários, que antes eram dois e agora são três. Com esses resultados, não tem como não reconhecer o trabalho que o Sebrae desenvolveu para proporcionar essa nova visão no mercado”, conclui.
O Sebrae na Rua faz parte do Territórios da Cidadania, programa que por meio de ações empreendedoras promove desenvolvimento social e econômico nas regiões de baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).