NOVO PRAZO DE CANCELAMENTO DA NFC-e NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO!

Estado do Rio de Janeiro altera prazo para Cancelamento de NFC-e

O Secretário de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) em 29/11/2018, determina novo prazo de cancelamento de uma NFC-e (modelo 65). A nova redação do artigo 7º do Anexo II-A, determina que o cancelamento de uma NFC-e deverá ser efetuado por meio de registro de evento correspondente no aplicativo emissor de NFC-e, em prazo não superior a 30 (trinta) minutos, contado a partir do momento em que foi concedida sua respectiva Autorização de Uso.

Na prática, o cancelamento que antes era permitido em até 24 horas após a autorização de uso da NFC-e, agora, passa a ser permitido somente 30 minutos após sua autorização. Todos os contribuintes do Estado do Rio de Janeiro são afetados com a medida, e devem respeitar o prazo máximo para registro do evento.

É válido ressaltar que, para cancelamento de uma nota que tenha sido devidamente acobertada por outra emitida em contingência, o prazo de cancelamento permanece sendo de até 168 horas, contado a partir do momento em que foi concedida sua autorização de uso.

Veja a resolução na íntegra:

Resolução SEFAZ Nº 349 DE 27/11/2018

Altera o art. 7º do Anexo II -A da Resolução SEFAZ nº 720/14, que dispõe sobre o cancelamento da nota fiscal de contribuinte eletrônica.

O Secretário de Estado de Fazenda e Planejamento, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo inciso II do parágrafo único do art. 148 da Constituição Estadual do Rio de Janeiro, de 05 de outubro de 1989, e tendo em vista os termos do Processo nº E-04/106/100014/2018;

Resolve:

Art. 1º A Resolução SEFAZ nº 720, de 04 de fevereiro de 2014, passa a vigorar com as seguintes alterações:

I – nova redação do art. 7º do Anexo II -A:

“Art. 7º O cancelamento da NFC-e deverá ser efetuado por meio do registro de evento correspondente no aplicativo emissor de NFC-e, em prazo não superior a 30 (trinta) minutos, contado do momento em que foi concedida a respectiva Autorização de Uso da NFC-e.

(… .. )
§ 3º Na hipótese prevista no inciso I da cláusula décima segunda do Ajuste SINIEF 19/16, o emitente poderá solicitar o cancelamento da NFC-e, desde que tenha sido emitida uma outra NFC-e em contingência para acobertar a mesma operação, em prazo não superior a 168 (cento e sessenta e oito) horas, contado do momento em que foi concedida a Autorização de Uso da NFC-e.”

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2018

LUIZ CLÁUDIO FERNANDES LOURENÇO GOMES

Secretário de Estado de Fazenda Planejamento

Posts relacionados

Nosso time vai entrar em contato com você

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?