Recentes estudos realizados sobre o comportamento do consumidor virtual destacam que um novo perfil tem sido moldado entre os mais de 32 milhões de usuários que realizam compras através da web.
Além de mais exigente, ativo, curioso, seguro e otimista, o consumidor virtual também se tornou multicanal. Está atualizado com as várias mídias e deseja a presença da loja virtual nelas; quer mais comodidade, mais usabilidade, mais informação, mais novidades e mais atrativos.
Entre as pesquisas realizadas, destacam-se os dados de que a maior parte dos acessos à lojas virtuais em dezembro de 2011 foi caracterizada por internautas advindos das redes sociais, com 19,38%; seguido por ferramentas de busca, com um total de 13,87%. Ainda nesse sentido, há dados de que 70% das pessoas que navegam na internet fazem busca por lojas virtuais.
Diante disso, entende-se que o e-consumidor está navegando na web, interagindo nas mídias e fazendo pesquisas. Portanto, a questão não é mais onde o cliente online está e sim: como ser encontrado por esse público com potencial de negociação cada vez maior e como ter estrutura para conquistá-lo?
O primeiro passo é estar onde o seu consumidor está: presente nas mídias online e nos resultados das ferramentas de busca, pois dessa forma, sua loja virtual será facilmente encontrada. Não é por acaso que o relacionamento de grandes anunciantes do país com consumidores é crescente, afinal, estas empresas estão na rede de forma ativa.
Além disso, ter uma loja virtual estruturada, profissional, que transmite credibilidade, com uma aparência atrativa, cumpridora de prazos, com bom atendimento ao cliente, indicação de outros consumidores e rica em variedades, bem como em usabilidade, faz toda a diferença depois que se é encontrada no universo online, principalmente, pelo novo perfil de consumidores virtuais: atualizados e exigentes.
Fonte: dotstore