Planejamento estratégico, por que fazer?

”Liderança é fazer as coisas certas. Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou uma decisão corajosa.” Peter Drucker

O que diferencia uma empresa de sucesso das outras é a forma como os negócios são direcionados.

Onde chegar?

Que lugar ocupar em um mercado com tanta concorrência?

Como ser reconhecido pelo consumidor?

Se você fez  um planejamento estratégico vai saber responder rapidinho, caso não, já sabe que precisa de um e vou te ajudar.

Estratégia é basicamente a forma como pretendemos atingir nossos objetivos. Os objetivos representam os fins que se quer alcançar, ou seja, defina primeiro seus objetivos e depois a estratégia que será utilizada para a realização dos mesmos.

Apesar de desgastada por algumas empresas a definição de missão, visão e valores contribuem para a elaboração de um bom planejamento e ajuda a enxergar no longo prazo, as mudanças internas e externas, o reconhecimento de problemas e a busca por novas oportunidades.

Missão – é o propósito da empresa existir;

Visão – onde a empresa quer chegar; e

Valores – princípios, comportamento

Para facilitar a elaboração dessas definições, você deve se questionar sobre os importantes  requisitos  dentro do planejamento estratégico.

  • Quem é a empresa?
  • O que faz?
  • Por que faz o que faz?
  • Qual transformação gera?
  • Para quem é o seu produto ou serviço?
  • Quem é o seu cliente?

Divida as estratégias em pequenas etapas, isto  facilitará a execução.

Defina os objetivos, liste o necessário para concretizá-los, assegure-se que todos os envolvidos trabalhem pelo mesmo propósito com atitude de dono,   utilizando todas as ferramentas disponíveis.

Usufruir dos indicadores é muito importante para mensurar o desenvolvimento do negócio, e saber se os objetivos estão sendo atingidos. No mercado existem softwares de custos acessíveis e dependendo do segmento até gratuitos que facilitam a visualização das métricas de desenvolvimento e auxiliam na gestão, controle do fluxo de caixa, estoque  e cadastros de clientes.

Invista em conhecimento. Informação é essencial para o crescimento de qualquer empreendimento independente do nicho de mercado. Conheça seu negócio, seus colaboradores, seus clientes, seus fornecedores e seus investimentos.

 

 

Raquel Carvalho

Consultora, docente, especialista em gestão empresarial, docência do ensino superior e administradora.

Texto publicado anteriormente na Revista Aldeia Magazine:

Aldeia Magazine, edição 06, 1ª quinzena de dezembro 2020

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