A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas teve leve alta na comparação anual e mensal em agosto deste ano e igualou o maior valor da série histórica da Serasa Experian, registrado em agosto de 2010.
O índice atingiu 95,7% no mês – mesmo valor de dois anos atrás –, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas, divulgado nesta quinta-feira (20). Isso equivale a dizer que, a cada mil pagamentos realizados pelas micro e pequenas empresas aos seus credores em agosto, 957 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias.
Um ano antes, o indicador havia atingido a marca de 95,2%. Segundo a Serasa Experian, esta é a nona alta anual consecutiva. Em julho deste ano, a pontualidade de pagamento foi de 95,6%.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a continuidade das reduções da taxa básica de juros, a queda gradual da inadimplência dos consumidores e a retomada de uma trajetória um pouco mais acelerada de crescimento econômico estão contribuindo para que as micro e pequenas empresas possam efetuar, com menor incidência de atrasos, os pagamentos a seus credores.
Setor
Em agosto, as micro e pequenas empresas comerciais apresentaram pontualidade de 96,2%, mesmo nível verificado em julho. As do setor industrial também mantiveram estável o nível de pontualidade em relação ao mês imediatamente anterior, que havia sido de 95%. Somente as micro e pequenas empresas do setor de serviços registraram acréscimo mensal na pontualidade de pagamento, passando de 94,9% em julho para 95% em agosto.
Valor médio
O valor médio dos pagamentos pontuais recuou 3% em relação a julho, atingindo R$ 1.784. Na comparação com agosto do ano anterior, houve alta de 5,3% do valor médio dos pagamentos pontuais.
Fonte: Portal G1