Sondagem da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) mostra que setembro foi um mês positivo para o setor. Os dados revelam maior otimismo das empresas, tanto em relação às pretensões de investimentos no médio prazo quanto às expectativa das ações governamentais.
A pesquisa em setembro entre as indústrias de materiais de construção indica que 58% têm boas expectativas em relação às ações do governo para o setor, ante 36% registrados em agosto. A porcentagem de indiferentes caiu de 58% para 42% na comparação entre setembro e agosto, e o pessimismo passou de 7% para 0%.
Nas pretensões para investimentos, o número de empresários que planejam investir passou de 67% no oitavo mês do ano para 81% em setembro, melhor índice registrado nos últimos 12 meses segundo o termômetro Abramat.
“Recentemente em reunião com o ministro Guido Mantega, dissemos que prorrogar a desoneração do IPI seria aumentar a intenção de investimento pelos empresários. E ficamos felizes que isso tenha realmente acontecido”, afirmou Walter Cover, presidente da entidade.
Para ele, as ações recentes do governo de redução do IPI, desoneração da folha de pagamentos e corte no custo de energia começam a ter impacto positivo nas expectativas da indústria de materiais. “Esperamos que outros itens, que também sofrem com a falta de isonomia com produtos desonerados ou com importação desleal, venham a ser contemplados nas futuras medidas”, finaliza.
Fonte: UOL Notícias