As vendas de material de construção em todo o país recuaram 2,5% em setembro, ante o mês anterior, de acordo com a pesquisa mensal realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).
Em relação a setembro de 2011, a queda foi de 6%, e nos últimos 12 meses, o setor tem variação positiva de 0,5%.
O melhor desempenho no período ficou com o Nordeste, onde 33% dos lojistas afirmaram ter registrado um aumento no volume de vendas. Já a região Sul, foi a que registrou menor crescimento.
Segundo Cláudio Conz, presidente da Anamaco, o principal fator que influenciou a queda foi a greve dos bancos, no final do mês.
“O mês de setembro esteve sempre positivo na comparação com o mês anterior em todas as semanas medidas e vinha acumulando um aumento bastante importante de 3% até a penúltima semana do mês”, disse Conz.
A Anamaco espera um forte incremento de vendas em outubro e novembro, normalmente os melhores meses de vendas para o setor.
“Será necessário um forte crescimento neste último trimestre para que possamos atingir nossa meta revista do ano de 4,5%, levando-se em consideração que 60% das vendas acontecem no segundo semestre e é bastante concentrada nos meses de setembro, outubro e novembro”, afirmou o executivo.
Financiamentos
Assim que foi normalizado o movimento bancário, a Anamaco verificou que as vendas retomaram o movimento crescente.
Para o presidente da entidade, as vendas agora tendem a crescer, impulsionadas especialmente por ações mais agressivas de disponibilização de crédito.
Fonte: Brasil Economico – Portal IG
Link da fonte:
Imagem: