As vendas do varejo de material de construção cresceram 22% em julho, com relação a junho. Na comparação julho de 2014 sobre julho de 2013, o desempenho foi 5% superior. A informação é do estudo mensal realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade Anamaco, divulgado nesta segunda-feira, 04 de agosto. O levantamento ouviu 530 lojistas das cinco regiões do país entre os dias 28 e 31 de julho e a margem de erro é de 4,3 pontos percentuais.
Segundo o estudo, no acumulado do ano o setor apresenta retração de 3,5%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o desempenho é 3% inferior. “Junho foi o pior mês dos últimos anos para o nosso setor, mas foi só a Copa do Mundo acabar para o mercado começar a reagir. Também houve um incremento de 26% no número de lojas com crescimento nas vendas no mês, índice que é superior ao mesmo período de 2013”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.
Ainda de acordo com a pesquisa, o aumento de vendas foi registrado em lojas de todos os portes e em todas as regiões do país, com destaque para o Nordeste, onde 51% dos estabelecimentos registraram crescimento. Em seguida vieram as regiões Sul (46%), Centro-Oeste (42%), Sudeste (33%) e Norte (32%).
“Todos os segmentos pesquisados apresentaram crescimento de vendas, sendo que os mais significativos foram: revestimentos cerâmicos, que cresceu 18%, telhas e caixas d’’água de fibrocimento, que cresceu 16%, aço, com14%, e portas e janelas de alumínio e cimento, que cresceram 13% cada”, completa Conz.
Os lojistas ouvidos pelo estudo esperam que o desempenho das vendas continue melhorando em agosto. “ Cerca de 70% dos estabelecimentos pesquisados acreditam em crescimento de vendas no mês de agosto. O resultado da pesquisa também se reflete na intenção de contratações, pois 26% das lojas pretende contratar funcionários no próximo mês e 46% pretende fazer novos investimentos nos próximos 12 meses”, explica o presidente da Anamaco.
Segundo a entidade, o varejo de material de construção deve crescer 3,5% em 2014 na comparação com o ano passado, quando registrou um aumento de vendas 4,4% superior a 2012 e um faturamento recorde de R$ 57,42 bilhões.
Fonte: ANAMACO