No mundo dos negócios, é evidente a mudança no comportamento dos consumidores. Se antes os mesmos eram convencidos facilmente a comprar, atualmente as empresas devem “suar a camisa” para conquistá-los.
A maior exigência e o avanço da tecnologia criaram nos clientes altas expectativas com relação ao desenvolvimento da negociação e relacionamento com a marca. Sendo assim, a empresa que melhor conseguir satisfazer as necessidades e anseios dos consumidores, se destacará.
No mercado virtual, essa situação não é diferente. Há tendências que revelam o novo perfil, preferências e necessidades dos consumidores conforme pesquisa realizada pela consultoria Trendwatching. Veja:
Transparência. Os consumidores desejam empresas que trabalhem transparência, que sejam verdadeiras com as informações transmitidas e com as propagandas anunciadas. Nesse sentido, é indispensável oferecer ao cliente aquilo que se tem, sem ludibriá-lo.
Participação. Todo cliente gosta de se sentir importante, por isso, promover a participação dos consumidores na loja os encanta e fideliza. Aposte na participação dos clientes em comentários, enquetes, etc.
Informações pessoais. A tendência com relação aos dados informados para negociação é de que os mesmos facilitem o retorno e uma nova compra. Se sua loja virtual facilitar o processo da negociação, sem solicitar inúmeros dados a cada nova visita, os consumidores valorizarão esta vantagem.
Sustentabilidade. A sensação de fazer algo em prol do meio ambiente, sempre desperta a atenção das pessoas, e essa tendência deve ganhar ainda mais espaço no conceito de seus clientes. Por isso, se sua loja virtual não trabalha com produtos ecológicos, procure apoiar uma causa e conte aos seus consumidores.
Como os consumidores são os responsáveis por movimentar seu negócio, é preciso observar as tendências e reações de seu público-alvo.
Fonte: Blog Dotstore